quinta-feira, 17 de março de 2016

Grafismo

Grafismo

O grafismo é a arte que prioriza as formas, cores e detalhes, deixando para segundo plano a
Grafismo Indígena
figura ou representação. As linhas em suas mais variadas formas são os elementos principais dessa técnica. Os traços se repetem proporcionalmente, criando um padrão que confere ritmo e equilíbrio ao desenho. Tão diversa quanto as possibilidades de criação é a existência dessa arte em outros universos. Podemos encontrar o grafismo nas culturas indígenas e africana, na moda, na fotografia, em construções, etc.

O grafismo indígena retrata alguns elementos da natureza na sua construção dos desenhos nas pinturas corporais. As técnicas decorativas indígenas são utilizadas tanto na pintura corporal quanto na confecção de utensílios, nos adornos. Cada tribo desenvolve seus padrões e através deles coloca seus traços culturais.

Na fotografia, o grafismo é utilizado para gerar imagens com composições geométricas sem necessidade de outro significado senão o estético. As fotos apresentam detalhes arquitetônicos de construções, objetos coloridos ou situações em que a forma prevalece sobre o conteúdo.

segunda-feira, 14 de março de 2016

O que é arte?

Arte

Mulher na Noite, 1973, de Joan Miró
A arte é importante para o ser humano. Através dela, é possível fazer registros de nossa história. Entretanto, é difícil conceituá-la. Abaixo estão algumas das definições surgidas ao longo do tempo.

A arte é uma mentira que nos faz compreender a verdade.
(Pablo Picasso)

A arte é o oposto da natureza, uma obra de arte só pode provir do interior do homem.
( Edvard Munch)

A arte não reproduz o visível, mas torna visível.
(Paul Klee)

É o conjunto de preceitos para perfeita execução de qualquer coisa; atividade criativa; artifício; ofício; profissão; astúcia; habilidade.
(Dicionário Aurélio Buarque de Holanda)

Perceba no dia a dia, o uso da palavra arte:

  • Aquela menina é trelosa, vive fazendo arte!
  • Comprei uma roupa que é uma verdadeira arte!
  • Meu filho é lindo, uma arte!
  • Conheci um médico-cirurgião que faz arte!

+ informações sobre o tema

A arte não é apenas a expressão do belo. Ela é algo constante em nossa vida. Desde criança, utilizamos a arte para nos expressar seja desenhando, cantando, interpretando, inventando histórias; estamos rodeados por manifestações artísticas.
Dessa forma, fica fácil entender que a arte não apenas é encontrada nos museus, teatros, exposições ou nos livros. Ela vai muito além das obras, imagens, símbolos e palavras produzidas pelo ser humano. Além disso, é importante perceber que ela não apenas transmite ideias, mas provoca os sentimentos, sensações. Algumas obras podem ser consideradas ridículas e sem sentido para uns, e emocionante para outros. Por isso, a arte é uma constante contradição.
Para fazer e apreciar arte, é importante estar atento às mudanças sociais, buscar o diferente, inventar, inovar e criar.
O Mamoeiro (1925) - Tarsila do Amaral